DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: um campo teórico capaz de questionar o ensino e aprendizagem de Matemática

Resumo:

Como diversos outros termos pedagógicos, o nome didática passou por diversas evoluções semânticas. De forma geral, três concepções maiores emergeram desta evolução semântica em constante desenvolvimento. Uma grande parte dos professores e estudantes de matemática no Brasil ainda desconhecem a Didática da Matemática enquanto um campo teórico criado para modelizar, descrever, interpretar e intervir no ensino e aprendizagem da  matemática. Desde o início, a pesquisa em Didática, e em particular em Didática da Matemática, desenvolvida em diferentes países e no Brasil, esteve relacionada ao questionamento do ensino e aprendizagem de Matemática. Esta comunicação começa descrevendo vários fatores determinantes envolvidos no desenvolvimento gradual da Didática da Matemática diferenciado a mesma da didática que ainda encontramos em diferentes instituições. Apresentarei elementos teóricos do campo da Didática da Matemática alicerçados em exemplos da prática com intuito de explicitar características fundamentais da Didática que foram gradualmente se desenvolvendo através do encorajamento das pesquisas de diferentes equipes. Ao longo dos anos, este particular encorajamento tem servido para enriquecer e complexificar uma série de problemáticas relacionadas a Matemática e, por sua vez, lançar luz sobre o próprio ensino e aprendizagem da Matemática. Espero que esta comunicação apresente algumas especificidades da Didática da Matemática, fornecendo através de alguns resultados de pesquisas nesta área, elementos para que se perceba a importância e o interesse da mesma no ensino e na aprendizagem.

Local: Auditório do Instituto de Matemática e Estatística-UFBA

Data: