Celebrando as Mulheres na Matemática - May12

Celebrando as Mulheres na Matemática - May 12

Temos o prazer de anunciar mais uma atividade do Seminário Café Cultural no período 2022.1. Desta vez teremos uma atividade especial que faz parte da iniciativa do "May 12- Celebrating Women in Mathematics" a nível mundial.

O evento online será na quinta-feira dia 19 de maio às 15h00 no formato de Mesa Redonda intitulada "Mulheres na Matemática: um olhar para o passado e o futuro”, promovendo um debate sobre a igualdade de gênero, com o intuito de estimular a inclusão e permanência das mulheres na Matemática, e incentivar meninas e jovens mulheres a estudar Matemática.

Nossas convidadas são as professoras:

• Eliza Maria Ferreira Veras da Silva (UFBA)
  • Márcia Barbosa de Menezes (UFBA)
  • Maria Cristina Elyote Marques Santos (Projeto "Elas nas Exatas" – UNEB)

O "May 12- Celebrating Women in Mathematics" foi instituído em 2018 no primeiro “World Meeting for Women in Mathematics” – evento satélite do “International Conference of Mathematics” - na cidade de Rio de Janeiro, em memória da Maryam Mirzakhani (Medalha Fields 2014), coincidindo com a data de seu nascimento. A iniciativa busca inspirar as mulheres em qualquer lugar do mundo para celebrar seus logros em matemática, e para estimular ambientes de trabalho abertos, acolhedores e inclusivos para todos.

Para mais detalhes sobre o May 12:  https://may12.womeninmaths.org/

Sobre Maryam Mirzakhani

Maryam Mirzakhani foi uma matemática iraniana e professora da Universidade Stanford.  Ela foi pesquisadora na área de geometria e sistemas dinâmicos. Seus resultados belos e surpreendentes e sua vida e carreira são uma inspiração para todos, mulheres e homens, para perseguir seus sonhos na ciência. Ela morreu tragicamente de câncer em 2017, aos 40 anos.

Em 2014, Maryam Mirzakhani foi premiada com a Medalha Fields por suas excelentes contribuições em dinâmica e geometria das superfícies de Riemann e seus espaços de módulo, tornando-se a primeira mulher e a primeira iraniana a ser reconhecida por suas conquistas matemáticas por este prêmio.

Sobre as convidadas

Eliza Maria Ferreira Veras da Silva nasceu em Ituberá interior da Bahia.  Desde cedo a menina negra, de baixa renda vinda do interior para Salvador direcionou sua trajetória profissional para sua grande paixão – o estudo da Matemática.  Graduou-se em 1967 pela UFBA e, no perdeu a oportunidade de continuar seus estudos e de trazer para a Bahia o título de Doutora em Matemática pela Universidade de Montpellier na França.  Eliza Maria é a primeira doutora em Matemática da UFBA e a primeira mulher negra a obter esse título no Brasil.

Márcia Barbosa de Menezes é Graduada e Mestra em Matemática pela UFBA e, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPG/NEIM) pela mesma Instituição. Suas mais recentes publicações se ocupam da história de mulheres na Matemática, em especial no Estado da Bahia, na perspectiva dos Estudos de Gênero. Vivendo no espaço da matemática, passou a observar determinadas questões relacionadas às relações de gênero que permeiam o “Labirinto de Cristal” das mulheres neste espaço.  Diante destes questionamentos, busca entender e se empoderar de conhecimentos que lhe permitam sair das caixinhas normativas e lutar por equidade de gênero nas Ciências e Tecnologias.

Maria Cristina Elyote Marques Santos possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1986) e mestrado Administração e Comércio Exterior pela Universidade de Extremadura (2001), Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2. É professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Tem pós-graduação em Matemática (UFBA-1990), fez curso de especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB - 2004) e Curso de Especialização em Educação a Distância pelo Serviço Nacional do Comércio - SENAC (2005). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, lúdico, educação matemática, educação e ensino superior. Desde o doutorado, vem discutindo a presença feminina na Matemática e, nesse sentido, vem empreendendo pesquisa bibliográfica e de campo, workshops e palestras no sentido de estimular meninas e jovens a estudar a Matemática e virem a se dedicar a uma carreira nas ciências exatas. Atualmente coordena o projeto de extensão “Elas nas Exatas”.

Data: 19/05/2021

Hora: 15h00min (horário de Brasília)

Evento online

A participação em cada atividade do Seminário proporcionará um certificado com carga horária de 3hs, para o qual devem inscrever-se no site