Descrição do Projeto

Justificativa

O Projeto Pedagógico do Curso de Matemática da Universidade Federal da Bahia estabelece que o estudante de graduação, tanto da Licenciatura como do Bacharelado, deve ter formação complementar em atividades de natureza acadêmica, culturais, artísticas, científicas ou tecnológicas, que possibilitem a complementação da formação humana e profissional, isto é tanto no âmbito do conhecimento em Matemática e em diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação humanística e cultural.

Nesta perspectiva, a fim de propiciar ao estudante de graduação em Matemática a participação em atividades que amplie, enriqueça e consolide sua formação acadêmica, um ciclo de palestras é de extrema relevância para sua formação.

Assim, as palestras do Café Cultural visam oferecer aos participantes um ambiente propício para cobrir estas necessidades. Além disso, pretende-se atender os princípios de flexibilidade e de atualização,  e potencializar os conhecimentos acadêmicos, estimulando os estudantes a participarem de projetos de iniciação científica, de ensino e de extensão.

 

Objetivo Geral

Contribuir na formação geral complementar dos alunos da graduação em Matemática das instituições de ensino superior na cidade de Salvador e região metropolitana envolvendo outros campos de conhecimentos necessários além da matemática.

 

Objetivos Específicos

  1. Propiciar a participação dos alunos da graduação em seminários.
  2. Incentivar a análise, a reflexão, o pensamento crítico e o debate de ideias.
  3. Estimular a criatividade e a curiosidade científica.
  4. Fortalecer a formação dos alunos.
  5. Promover ações integradas entre alunos e professores.

 

Desenvolvimento

O Café Cultural é um ciclo de palestras distribuídas no decorrer do ano, que acontecerá pelo menos uma vez por mês. As palestras ocorrerão, preferencialmente, às quartas-feiras ou quintas-feiras, no Auditório do Instituto de Matemática, das 16h40 às 18h30 , com uma duração aproximada de 90 minutos.

O seminário poderá ser desenvolvido por meio de palestras, mesas redondas, oficinas e/ou apresentações de pôsteres relacionados a temas de Matemática, Educação Matemática e áreas afins, relevantes para a formação do estudante, assim como de temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a saber: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, e Temas Locais.

Os palestrantes serão docentes da UFBA ou de outras instituições de ensino, assim como estudiosos ou representantes de organizações não governamentais (ONG’s) ou de movimentos sociais. Poderão também proferir palestras estudantes do Curso de Matemática que participem de projetos de ensino, ou de pesquisa, ou de extensão.

Cada palestra confere ao estudante participante do curso de Graduação em Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) uma carga horária de três horas em Atividades Complementares, para isso o estudante deverá assinar a lista de presença da palestra. As palestras serão abertas tanto para a comunidade da UFBa quanto para a comunidade externa, os participantes receberão certificado pela atividade.

 

Comissão Organizadora

 

Docentes:  Cristina Lizana Araneda

                    Roberto Sant´Anna Sacramento

 

Discente:  José Victor Araújo Santos Fiusa de Almeida

                   Paloma Almeida dos Santos

 

Apoio

Universidade Federal da Bahia – UFBa

Instituto de Matemática e Estatística – IME

Departamento de Matemática – DMAT

Colegiado do Curso de Matemática – COLMat

Diretório Acadêmico em Matemática – DAMat

Núcleo de Extensão do IME – NEXIME