Mulheres na Matemática - MAY12

Temos o prazer de anunciar mais uma atividade do Seminário Café Cultural no período 2021.1. Desta vez teremos uma Mesa Redonda intitulada "Mulheres na Matemática" que faz parte da iniciativa do "May 12- Celebrating Women in Mathematics" a nível mundial.

O Café Cultural promoverá um debate sobre a igualdade de gênero, com o objetivo de estimular a inclusão e permanência das mulheres na Matemática. O "May 12- Celebrating Women in Mathematics" iniciou em 2018, em memória da Maryam Mirzakhani (Medalha Fields 2014), coincidindo com a data de seu nascimento.

https://may12.womeninmaths.org/

Maryam Mirzakhani foi uma matemática iraniana e professora da Universidade Stanford.  Ela foi pesquisadora na área de geometria e sistemas dinâmicos. Seus resultados belos e surpreendentes e sua vida e carreira são uma inspiração para todos, mulheres e homens, para perseguir seus sonhos na ciência. Ela morreu tragicamente de câncer em 2017, aos 40 anos.

Em 2014, Maryam Mirzakhani foi premiada com a Medalha Fields por suas excelentes contribuições em dinâmica e geometria das superfícies de Riemann e seus espaços de módulo, tornando-se a primeira mulher e a primeira iraniana a ser reconhecida por suas conquistas matemáticas por este prêmio.

 

Nossas convidadas neste evento são as matemáticas:

  • Andressa Lima de Souza (UFRB-Brasil)
  • Jana Rodríguez-Hertz (SUSTECH-China)
  • Luciana Luna Anna Lomonaco (IMPA-Brasil)
  • Manuela da Silva Souza (UFBA-Brasil)

 

Data: 13/05/2021

Hora: 11:00 (horário de Brasília)

Evento online

 

***************************************************

Sobre as convidadas:

 

Andressa Lima de Souza é brasileira, possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia, mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia  e doutorado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora adjunto  da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, lotada no CETEC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos.

Jana Rodriguez-Hertz é argentina-uruguaia, possui graduação em Matemática pela Universidad Nacional de Rosario-Argentina e doutorado em Matemática pela Universidad de la República- Uruguai, com período sanduíche no IMPA. Foi professora da Universidad de la República e atualmente é professora na Southern University of Science and Technology em Shenzhen na China. Jana é vice-presidente da Organização para a Mulher na Ciência para o Mundo em Desenvolvimento (OWSD) para a América Latina e o Caribe.

Luciana Luna Anna Lomonaco é italiana, possui graduação em Matemática pela Universidade degli Studi di Padova na Itália,  mestrado em Matemática Avançada e Profissional na Universidade de Madrid na Espanha e doutorado em Matemática na Universidade de Roskilde em Dinamarca. A matemática é soprano e pratica canto lírico.  Foi professora da USP-SP e atualmente é docente do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada-IMPA.

Manuela da Silva Souza é brasileira,  possui bacharelado e mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Matemática pela Unicamp com período sanduíche na Universidade de Palermo na Itália. Possui também pós-doutorado pela USP e pela Unicamp. É professora do Departamento de Matemática da UFBA desde 2014. Foi coordenadora do Programa de Mestrado em Matemática da UFBA. Faz parte do Grupo de Matemáticas Negras, é membro da Comissão de Gênero da Sociedade Brasileira de Matemática e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional.

***************************************************

 

A participação em cada atividade do Seminário proporcionará um certificado com carga horária de 3hs, para o qual devem inscrever-se no site

https://forms.gle/U68oQG89Gk3XBkmu5

 

Data: 
quinta-feira, 13 Maio, 2021 - 11:00
Palestrante: 
Mesa Redonda