Temos o prazer de anunciar mais uma atividade do Seminário Café Cultural.
Desta vez teremos uma mesa redonda intitulada “A Matemática na EJA em Prisões: Desafios e perspectivas para Humanização e Reintegração Social”.
O evento será presencial, no Auditório do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA (Campus Ondina).
A mesa estará formada por:
-
Eridan Bastos - Coordenadora Pedagógica na EJA em Prisões/ CEPGFM.
-
José Antônio Souza Matos - Vice-diretor do Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto (CEPGFM).
-
Sônia Mara - Professora de matemática do CEPGFM, Bacharel e Licenciada em Matemática pela UFBA, especialista em Educação de Jovens e Adultos.
Detalhes a seguir:
Data: Sexta-feira 01/11/2024
Hora: 14h00 (Horário de Brasília)
Local: Auditório do IME da UFBA, Campus Ondina.
Para os que, em último caso, não puderem comparecer presencialmente, estaremos realizando transmissão online pelo canal do Departamento de Matemática - DMAT no YouTube:
https://www.youtube.com/c/depmatufba
***********************************************************************************
Título: A Matemática na EJA em Prisões: Desafios e perspectivas para Humanização e Reintegração Social.
Resumo:
A inserção da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em contextos prisionais, perpassa por desafios e perspectivas. Ela visa contribuir para humanização e a Reintegração Social dos educandos. Para tal, evidencia a complexidade de promover a aprendizagem matemática nesse ambiente, considerando a diversidade dos perfis dos sujeitos, as deficiências básicas, a falta de recursos, as peculiaridades na entrada de materiais e a motivação dos educandos.
Neste sentido, a partir de uma prática direcionada, o trabalho dos docentes propicia o despertar da curiosidade utilizando saberes e o potencial de cada um, utilizando a matemática como ferramenta de transformação social, ao desenvolver habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento crítico. São propostas estratégias pedagógicas diferenciadas, como a utilização de materiais educativos, que propiciem a compreensão da importância da matemática na vida e para vida, superando os muros do cárcere.
A matemática contextualizada que será utilizada na sua vivência no cárcere e fora dele. A EJA em prisões implementa projetos que valorizem a autonomia, articulação com o mundo do trabalho, superando desafios e aproveitando as oportunidades, na qual a matemática pode contribuir.
***********************************************************************************
Sobre os convidados:
Eridan Bastos é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora Pedagógica - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA (1998- 2024). Professora - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2000-2024). Coordenadora Pedagógica no CEPGFM (Complexo Penitenciário Lemos Brito), na Modalidade Jovens Adultos e idosos. Experiência na EJA de Educação em Prisões atuando nas nove Unidades do Sistema Prisional, vinculadas a SEC/SEAP. Atua como Professora de Educação Especial - AMA- Associação de Amigos de Autista da Bahia e Educação de Jovens, adultos na EMAP pela SMED/Salvador.
José Antônio Souza Matos é graduado em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador e mestrado em Educação pela UFBA. Conselheiro Estadual de Educação, vice-diretor do colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto. Doutorando do PPGE-UFBA em Educação Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, paralisia cerebral, educação especial e diversidade. Atualmente doutorando do PPGE UFBA.
Sônia Mara é egressa dos cursos de Matemática da UFBA (Bacharelado e Licenciatura plena em Matemática pela UFBA). Professora de Matemática do colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto - CEPGFM. Especialista em Educação de Jovens e Adultos.
***********************************************************************************
A participação em cada atividade do Seminário proporcionará um certificado com carga horária de 3hs(extensão), para o qual devem inscrever-se no formulário
Obs.: Os alunos dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da UFBA só poderão receber certificado ao participarem desta atividade na modalidade presencial.
Para mais informações sobre este projeto, podem acessar o site
http://www.cafeculturaldmat.ime.ufba.br/
Para assistir outras atividades do Seminário Café Cultural
https://youtube.com/playlist?list=PLigOXiIHmLvQb5QCPXOD6hodstwgVIs3K&si=UjA-l_pjFpRlsk3z