Conversa: Desafíos na pesquisa e ensino da etnomatemática
Prof: Mauricio Caviedes (LINTER-UFBA)
Equipe Sábado das Ciências do PET Indígena UFBA
Resumo:
As lutas dos movimentos indígenas na América Latina e no Brasil fortaleceram espaços para o conhecimento por meio da educação indígena e intercultural, desde o ensino básico até o ensino superior e desde as terras indígenas até as capitais. As últimas décadas dão conta de grandes transformações na participação de conhecimentos de regiões do mundo históricamente marginalizadas pelos centros de conhecimento. Mesmo que na imaginação popular a matemática esteja com frequência associada com esses centros de conhecimento e com a indústria, a história da matemática articula conhecimentos de diferentes povos, de muitas regiões do mundo, muitas delas às margens dos centros do poder econômico e político. Conhecimentos dos povos indígenas e tradicionais nas Américas e outros lugares do mundo são chamados de “etnomatemática”, para salientar o valor dos conhecimentos matemáticos desses povos, que muitas vezes não fazem parte dos currículos do ensino escolar e universitário de matemática. Esta conversa busca trazer exemplos de tentativas para aproximar os conhecimentos dos povos indígenas ao ensino da matemática. Enfatizará no exemplo das atividades dentro da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA e do Sábado de Ciências do Programa de Educação Tutorial Indígena da UFBA.
Data:
segunda-feira, 20 Janeiro, 2025 - 16:00
Palestrante:
Mauricio Caviedes