Pioneirismo das Mulheres Matemáticas na UFBA - uma história a ser contada

Resumo:

Neste bate-papo iremos trazer uma história interessante e instigante ocorrida na ‘nossa casa’ – IME/ UFBA.

Interessante porque a história a ser contada irá revelar que as mulheres foram as protagonistas responsáveis pela Fundação do nosso Instituto.  Instigante por se tratar de um espaço construído numa área marcada nas representações sociais pela masculinidade – a Matemática.

Essas protagonistas romperam barreiras que pareciam intransponíveis, lutaram por aquisição e transmissão de conhecimento, ao mesmo tempo em que tiveram suas trajetórias acadêmicas sutilmente permeadas pelas relações de gênero, relações de poder, relações sociais.

Contar a história de luta e sororidade das mulheres matemáticas se torna relevante por mostrar às jovens (e não tão jovens) aspirantes a área do conhecimento Matemático, que esse espaço também foi construído por elas com determinação, empenho, estudo, competência e profissionalismo, características possíveis a qualquer ser humano independente das estereotipias que associam os caracteres biológicos ao sexo, de modo desfavorável para as mulheres.

Local: Auditório do Instituto de Matemática e Estatística-UFBA

Data: