Pitágoras, 2500 anos de juventude

Palestrante: André Mandolesi (UFBA)

Data: Quinta-feira - 02/05/2024

Hora: 16h00 (Horário de Brasília)

Local: Auditório do IME-UFBA, Campus Ondina.

Transmissão no YouTube link

***********************************************************************************

Título: Pitágoras, 2500 anos de juventude

Resumo: O Teorema de Pitágoras é conhecido há milênios, sendo talvez o mais famoso e influente da história da matemática. Ao longo do tempo ele encontrou aplicações em inúmeras áreas, teóricas e aplicadas, e foi demonstrado das mais diferentes formas. Também foi generalizado para outras dimensões, outras geometrias, espaços complexos, áreas e volumes, etc. Nesta palestra, falaremos um pouco sobre sua história e suas generalizações, e veremos que ainda hoje ele guarda mistérios a serem desvendados.

Sobre o palestrante:

André Mandolesi possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Matemática pela University of Texas at Austin (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realiza pesquisas em Geometria Diferencial, Física Matemática, Álgebras Geométricas de Clifford e Grassmann, e Fundamentos da Mecânica Quântica. O professor Vinícius também faz parte do corpo editorial da Revista de Matemática Hipátia.

A participação em cada atividade do Seminário proporcionará um certificado com carga horária de 3hs (extensão), para o qual devem inscrever-se no formulário: