Um convite aos Sistemas Dinâmicos

Palestrante: Yuri Lima (UFC)

Data: Quinta-feira 26/08/2021

Hora: 16:00hs de Brasília.

Evento online

***********************************************************************************

Título: Um convite aos Sistemas Dinâmicos.

Resumo:

Descrever a mecânica do universo é até hoje um problema em aberto. Foram inúmeras as tentativas, e cada uma delas contribuiu de uma maneira ou de outra para uma descrição mais precisa. Uma das tentativas foi proposta há cerca de 125 anos pelo matemático francês Henri Poincaré, que sugeriu uma abordagem menos focada na solução explícita (quantitativa) e mais focada na descrição geométrica (qualitativa). Essa ideia deu início a uma nova área da matemática, chamada sistemas dinâmicos. Nessa palestra, vamos discutir as ideias que levaram à criação da área, desde os modelos geocêntricos até a proposta de Poincaré. E, para dar um gosto da área, apresentamos um belo teorema sobre trajetórias periódicas chamado teorema de Sharkovski.

A palestra não demanda pré-requisitos e é acessível a todos alunos de graduação em matemática.

Sobre o palestrante:

Yuri Gomes Lima é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará no ano de 2006, Mestrado em Matemática pela mesma instituição em 2008 e Doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2011. Fez estágios de pós-doutorado no IMPA, The Weizmann Institute of Science, The University of Maryland, e na Université Paris-Sud 11. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica, Combinatória e Probabilidade. Entre 2018 e 2020, foi grantee da Royal Society-Newton Advanced Fellowship. Atualmente, é grantee do Instituto Serrapilheira com o projeto "Jangada Dinâmica".

A participação em cada atividade do Seminário proporcionará um certificado com carga horária de 3hs, para o qual devem inscrever-se no site