Um design insubordinado no ensino de Matemática Financeira

Resumo:

Apresento um design pedagógico insubordinado, delineado a partir de algumas experiências em sala de aula e do conceito de insubordinação criativa (D'AMBROSIO; LOPES, 2015), como possibilidade para o ensino de Matemática Financeira em cursos superiores. Resultados de pesquisa (BARROSO; KISTEMANN JR., 2013; QUEIROZ; BARBOSA, 2015; QUEIROZ; BARBOSA, 2016; ROSETTI JÚNIOR.; SCHIMIGUEL, 2011) apontam para uma situação atual de uso de materiais pedagógicos, nos quais se priorizam exercícios que apresentam sempre uma única resposta como correta, não são observadas situações que considerem contextos ou situações pessoais, desenvolvimento de análises sócio-críticas, além de um distanciamento entre os conteúdos estudados em ambientes educacionais e o conhecimento relacionado ao cotidiano e ao mundo do trabalho. Em resposta, proponho um design pedagógico baseado em ações de análise de outras possibilidades, distintas das apresentadas em livros didáticos, considerando contextos sociais locais, ações orientadas por práticas comerciais locais e bancárias, como alternativas insubordinadas ao ensino tradicional dessa disciplina.

 

Local: Auditório do IME - UFBA

Data: 
quarta-feira, 21 Agosto, 2019 - 16:40
Palestrante: 
Maria Rachel Queiroz